ATIVIDADES

Shafts profundos (Blind shafts)

O Grupo Brasfond introduziu recentemente no Brasil uma tecnologia inédita de perfuração de Shafts Profundos denominado Blind Shaft. Este método, ao contrario do processo Raise Boring, executa o alargamento do Furo Piloto a partir da superfície, ou seja, de cima para baixo, o que dispensa a existência prévia de túnel ou de galeria no extremo inferior da perfuração, propiciando numa diminuição significativa do prazo da obra.

GASTAU / Gasoduto Taubaté-Caraguatatuba - São Paulo
Vista da obra.

RÁPIDO E SEGURO, O BLIND SHAFT ATINGE PROFUNDIDADES SUPERIORES À 800 METROS E DIÂMETROS ATÉ 8,00 METROS, ALARGADOS EM UMA ÚNICA FASE

A utilização de motores de fundo (Rotary Vertical Drilling System) de última geração na perfuração do Furo Piloto confere ao processo uma capacidade única na manutenção da verticalidade do furo, obtendo resultados inferiores à 0,10% de desvio vertical.

A execução do shaft pelo processo de circulação reversa (air-lift) utiliza apenas água como fluido de perfuração, o que elimina qualquer transgressão ao meio ambiente, uma vez que o material proveniente da escavação poderá ser utilizado como agregado ou mesmo descartado em locais próximos à área de trabalho.

GASTAU / Gasoduto Taubaté-Caraguatatuba - São Paulo
Composição de escavação com broca especial.

Saiba mais sobre a Execução de shafts profundos

Características técnicas, metodologia executiva, estudo de caso.

CONHEÇA NOSSO CATÁLOGO