ATIVIDADES

Estacas escavadas de grande diâmetro

Em obras com ocorrência de cargas elevadas, o tipo de estaqueamento atualmente mais utilizado é o de estacas de grande diâmetro moldadas "in loco", com perfuração mecânica a rotação, e eventual emprego de lama bentonítica ou polímero sintético.

O uso desse tipo de estaca se difundiu largamente pela facilidade e rapidez de execução e pela adaptabilidade a diversos tipos de terreno, bem como o imediato conhecimento visual do material escavado.

Estaleiro Paraguaçu - Maragogipe / BA
Execução e estacas escavadas de grande diâmetro, estacas raiz e parede diafragma com utilização de hidrofresa.

AS ESTACAS ESCAVADAS DE GRANDE DIÂMETRO PODEM ATINGIR PROFUNDIDADES ACIMA DE 100 METROS

As estacas de grande diâmetro executadas por perfuração a rotação podem ser feitas junto a construções existentes, devido à total ausência de vibração, podendo atingir profundidades acima de 100 metros.

Convém lembrar que as estacas escavadas de grande diâmetro podem ser executadas em presenca de lâmina d'água, o que ocorre em obras marítimas e em construção de pontes. Nesse caso, a escavação mecânica e a concretagem submersa são precedidas da cravação de camisa metálica por intermédio de martelo hidráulico ou vibratório. As camisas metálicas podem ser perdidas ou recuperadas, e os equipamentos, quando necessários, são montados em plataforma flutuante (barcacas de convés chato).

Naturalmente, a capacidade de carga de uma estaca é obtida, sobretudo, em função das características do terreno, pelo que se torna indispensável um estudo geotécnico preciso e correto para se definir, caso por caso, a capacidade de carga máxima admissível.

Transcarioca - Rio de Janeiro/ RJ
Execução de estacas escavadas.

Saiba mais sobre as Estacas Escadas de grande diâmetro

Características técnicas, metodologias executivas, capacidades de carga e cargas de trabalho.

CONHEÇA NOSSO CATÁLOGO