Estacas Escavadas
Paredes Diafragma
Hidrofresa
Estacas Barrete
Estacas Hélice Contínua
Estacas Raiz
Tirantes
Jet Grouting
Tratamento de Maciços
Mistura de Solo in situ
Melhoramentos de Solos
Geotecnia Ambiental
Estacas Escavadas offshore
Estacas pré-moldadas
Estacas prancha
Instalação de dutos
Fundações para plataformas
Shafts profundos (Blind shaft)
Pipeline Insertion System
Fundações especiais
Fundações offshore
Óleo & Gás
Novas Tecnologias
Estacas escavadas de grande diâmetro
Em obras com ocorrência de cargas elevadas, o tipo de estaqueamento atualmente mais utilizado é o de estacas de grande diâmetro moldadas "in loco", com perfuração mecânica a rotação, e eventual emprego de lama bentonítica ou polímero sintético.
O uso desse tipo de estaca se difundiu largamente pela facilidade e rapidez de execução e pela adaptabilidade a diversos tipos de terreno, bem como o imediato conhecimento visual do material escavado.


AS ESTACAS ESCAVADAS DE GRANDE DIÂMETRO PODEM ATINGIR PROFUNDIDADES ACIMA DE 100 METROS
As estacas de grande diâmetro executadas por perfuração a rotação podem ser feitas junto a construções existentes, devido à total ausência de vibração, podendo atingir profundidades acima de 100 metros.
Convém lembrar que as estacas escavadas de grande diâmetro podem ser executadas em presenca de lâmina d'água, o que ocorre em obras marítimas e em construção de pontes. Nesse caso, a escavação mecânica e a concretagem submersa são precedidas da cravação de camisa metálica por intermédio de martelo hidráulico ou vibratório. As camisas metálicas podem ser perdidas ou recuperadas, e os equipamentos, quando necessários, são montados em plataforma flutuante (barcacas de convés chato).
Naturalmente, a capacidade de carga de uma estaca é obtida, sobretudo, em função das características do terreno, pelo que se torna indispensável um estudo geotécnico preciso e correto para se definir, caso por caso, a capacidade de
carga máxima admissível.

Saiba mais sobre as Estacas Escadas de grande diâmetro
Características técnicas, metodologias executivas, capacidades de carga e cargas de trabalho.