ATIVIDADES

Geotecnia Ambiental

A geotecnia ambiental é entendida como o ramo da geotecnia que trata da proteção ao meio ambiente contra impactos antrópicos.

Os países industrializados possuem um legado ambiental de contaminação, reconhecidos atualmente como passivos ambientais, necessitando de ações que resgatem uma área contaminada, a uma condição ambientalmente segura à saúde humana e ao ecossistema.

Diversas tecnologias foram desenvolvidas para recuperação de áreas contaminadas, sendo amplamente difundidas pelo mundo para a minimização dos passivos ambientais.

Solidificação de sedimentos in situ
Detalhe da ferramenta.

A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS FAZEM PARTE DA METODOLOGIA DE TRABALHO DA BRASFOND

A Brasfond, focada na demanda de seus clientes, identificou a necessidade de trazer tecnologias mundialmente reconhecidas para o mercado ambiental e oferece hoje soluções de geotecnia para aplicação em áreas contaminadas.

Diversas tecnologias podem ser aplicadas para instalação de paredes impermeáveis (contenções hidráulicas), geoconfinamento de áreas contaminadas, funnel and gate, barreiras reativas, solidificação/estabilização de solos contaminados entre outras tecnologias de subsolo, aplicáveis ao gerenciamento de áreas contaminadas, bem como a execução de fundações que não removam o solo contaminado.

Preocupada com a questão ambiental, a Brasfond vem aprimorando sua cultura empresarial preventiva, substituindo o uso da bentonita por polímeros biodegradáveis, confinando e tratando áreas contaminadas e buscando minimizar os impactos ambientais e sociais.

Em abril de 2011, a Brasfond firmou um acordo de parceria e cooperação técnica com a empresa americana Geo-Solutions Inc. Há mais de 20 anos no mercado mundial, a empresa reúne renomados especialistas em projetos de alta complexidade em geotecnia ambiental. No Brasil, a parceria proporciona a seleção das melhores práticas e soluções para os diversos problemas ambientais.

Aplicações

  • Geoconfinamento de áreas contaminadas
  • Barreiras hidráulicas de plumas de contaminação
  • Solidificação/Estabilização: soil mixing
  • Barreiras Reativas permeáveis
  • Represamento e tratamento (Funnel and Gate)
  • Fundações em áreas contaminadas

Técnicas oferecidas


Mistura de solo in situ

O processo de Mistura de solo in situ (Cutter Soil Mixing - CSM) consiste na construção de um painel impermeável in situ, de geometria igual à de uma parede diafragma, onde o solo é utilizado como material de construção.

Hidrofresa

A hidrofresa é um sistema de escavação composto de pesada estrutura metálica e dois cutters com bits especiais. Sua utilização em escavação de painéis em solo ou rocha apresenta significativas vantagens em relação aos métodos convencionais, como aumento da qualidade das juntas entre painéis, controle de verticalidade nos eixos X e Y, além de permitir escavar rochas com alta resistência a compressão, até 120m de profundidade.

Diafragma plástico

A parede diafragma plástica é uma barreira vertical escavada com a utilização de "coulis" (mistura de cimento, bentonita e água), com o objetivo de reduzir a percolação horizontal da água. Para melhorar sua eficiência, a parede deve penetrar na camada de solo impermeável subjacente.

Jet grouting

O jet grouting é um processo capaz de se valer da atuação de um jato da calda de cimento introduzido no terreno a alta velocidade através de bicos injetores, num raio bem determinado, de tal modo que desagrega o solo misturando-se a este formando, assim, colunas de solo-cimento.

Saiba mais sobre a Geotecnia Ambiental

Características técnicas, metodologias executivas, equipamentos, características de aplicação.

CONHEÇA NOSSO CATÁLOGO