ATIVIDADES

Melhoramento de Solos

As últimas décadas presenciaram uma quantidade cada vez maior de projetos de engenharia civil construídos sobre espessas camadas de solo mole. Nestas condições, se faz necessária a utilização de métodos de melhoramento de solo com o objetivo de aumentar a sua capacidade de carga e de minimizar os efeitos de recalques absolutos, trazendo grandes diferenciais à construção.

Técnicas de melhoramento de solos
Colunas de brita, Vibrocompactação e Drenos verticais

A BRASFOND OFERECE AO MERCADO TÉCNICAS INOVADORAS DE MELHORAMENTO DE SOLO, ALIADAS A UM RIGOROSO CONTROLE DE QUALIDADE

Em muitos casos, a melhoria do solo oferece um método econômico e rápido para melhorar suas características de engenharia.

Fornecendo boa supervisão técnica e trabalho qualificado e compreendendo a interação entre subsolo e estrutura, é possível atingir a capacidade de carga necessária em quase todos os solos naturais e artificiais.

Dentre as vantagens da utilização das técnicas de melhoramento de solos detacam-se:

  • Dispensa a escavação; portanto, não há impacto ambiental resultante do transporte e disposição especial de solos contaminados (operação onerosa);
  • Sem rebaixamento do lençol freático; portanto, sem a necessidade de licenças, sem problemas de disposição e não oferece qualquer risco aos edifícios adjacentes;
  • Melhoria das condições do canteiro, semelhante ao de subsolos naturais com capacidade de suporte adequada;
  • Abrange todo tipo de solo de baixa resistência;
  • Compatível com o ambiente, utilizando apenas materiais naturais (Processos VF e VSC).

Técnicas oferecidas


Vibrocompactação

Aplicável em solos granulares não coesivos e ligeiramente coesivos como areias e cascalhos, bem como depósitos de escória. Adequado para o transporte de cargas pesadas no subsolo melhorado, incluindo cargas dinâmicas sem significativos recalques. Aplicação particularmente econômica em solos completamente saturados abaixo do lençol freático.

Colunas de brita

Aplicáveis em solos de granulação mista ou coesivos, como siltes arenosos, até solos de grãos finos com resistência ao cisalhamento não drenado de 20 a 100 kN/m² (argilas moles) através da introdução de material granular por vibração, formando colunas compactadas. Apropriado para cargas estruturais leves e médias.

Drenos Fibroquímicos

Os drenos verticais ou fibroquímicos são utilizados para terrenos argilosos moles e pouco permeáveis. Tornam possível a eliminação rápida de água do solo, ocasionando uma grande redução no tempo que seria necessário para um pré-adensamento e, consequentemente, aceleração de recalques.

Saiba mais sobre o Melhoramento de Solos

Características técnicas, metodologias executivas, escolha da técnica, monitoramento eletrônico.

CONHEÇA NOSSO CATÁLOGO