MÍDIA

Releases e publicações

Brasfond executa estacas do Campo Experimental Araquari

O Brasil possui o maior campo experimental do mundo destinado ao estudo do comportamento de fundações em solos arenosos, em Araquari/SC.

Saiba mais

Obra do Metrô Rio - Estação Jardim de Alah tem vídeo time lapse divulgado

O Consórcio Construtor Rio Barra divulgou um vídeo em time lapse que mostra avanço das obras entre maio de 2013 e março de 2014.

Clique aqui e veja o vídeo

Brasfond recebe certificação ISO 14001

O Portal Grandes Construções deu destaque a nova Certificação da Brasfond.

Clique aqui e veja o clipping

Brasfond recebe mais um prêmio internacional

O DFI – Deep Foundations Institute – premia mais uma vez a Brasfond Fundações Especiais S/A pelas obras realizadas no Metrô de São Paulo – Linha 5.

Clique aqui e leia o release na íntegra

Revista Fundações e Obras Geotécnicas

Tecnologias de Fundações Aplicadas à Geotecnia Ambiental, por M.Sc. Isabel F. Peter.

Clique aqui e leia o artigo publicado

Jornal Valor Econômico

A Brasfond teve matéria de destaque no caderno Empresas, no jornal Valor Econômico de 15/06/2011.

Clique aqui e leia a matéria

Campo Experimental de Araquari

O Brasil possui o maior campo experimental do mundo destinado ao estudo do comportamento de fundações em solos arenosos. Sendo a previsão de desempenho fundamental para a prática da engenharia civil, profissionais de todo o mundo foram convidados a participar do International Pile Prediction Event.

O evento, que tem apoio da ISSMGE (International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering) e da ABMS, desafia profissionais e acadêmicos da área a prever o desempenho de uma estaca escavada de grande diâmetro.

Vista do Campo Experimental - Araquari/ SC
Execução de estacas instrumentadas.

De acordo com o professor Fernando Schnaid, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Campo Experimental Araquari – em Santa Catarina (foto), "a ideia é verificar até que ponto os métodos utilizados na prática de engenharia são capazes de prever adequadamente o desempenho de uma fundação em um solo arenoso".

Para Schnaid, esse tipo de pesquisa é fundamental para a engenharia. "O grande desafio do Brasil é o desenvolvimento da infraestrutura" explica o professor. "E ela depende muito da capacidade dos profissionais de fazer previsões realistas para projeto de fundações, que são os elementos que dão sustentação a todas as estruturas de engenharia", diz.

A Brasfond foi responsável pela execução das 6 grandes estacas instrumentadas, sendo 4 escavadas e 2 hélice contínua, o que foi objeto de destaque durante o durante o VIII Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE8), realizado em junho, em São Paulo.